Programa de Voluntariado Profissional

O Programa de Voluntariado Profissional é mais um benefício oferecido pelo PMI-PR para seus associados. Dessa forma, o Programa visa criar uma maior integração entre os associados e os projetos desenvolvidos pelo PMI-PR.

Com o Programa de Voluntariado Profissional buscamos a manutenção e continuidade dos projetos do PMI-PR, o atingimento de nossa própria missão, a entrega de valor aos associados envolvidos e um melhor relacionamento com o mercado de Gerenciamento de Projetos em nosso estado.

Listamos a seguir algumas questões para maior esclarecimento.


O que é o Programa de Voluntariado Profissional (PVP)?

O PVP é um programa de atuação voluntária com fins de desenvolvimento de carreira. Como o PMI é uma instituição sem fins lucrativos, todo o trabalho é conduzido por profissionais de maneira voluntária ao redor do mundo. Estes profissionais planejam e conduzem os projetos que entregam as mudanças desejadas pelo PMI no mercado e na sociedade.

Quais os pré-requisitos para se candidatar?

O PVP é um benefício para associados. O requisito é ser um associado ativo no PMI Paraná. Para se associar, vá em www.pmi.org/membership e faça todo o processo online. Neste processo, não se esqueça de, além de associar-se ao PMI Global, escolher também a associação ao PMI Paraná.


Preciso ter experiência para participar? Quais os critérios de seleção?

O PMI busca profissionais de diversas áreas e de todo grau de experiência. Em nossos quadros temos profissionais Jrs. e também muita gente sênior, experiente na área. Assim, os principais critérios de seleção deste time são ligados a competências comportamentais, como engajamento, proatividade, comunicação, capacidade de liderança, entre outros. A disponibilidade para se dedicar ao Programa também é um critério importante.


Posso ser de qualquer segmento profissional?

Sim, o importante é que que o Candidato/Voluntário seja um profissional engajado, responsável, consciente do seu papel e comprometido com as ações a serem desenvolvidas.


Como se dá o trabalho?

O PVP é voltado a profissionais. Isto quer dizer que, na imensa maioria dos casos, nossos Voluntários tem um emprego fixo, família, hobbies, por vezes estudam em cursos de Pós/MBA e tem outras prioridades como saúde e bem-estar. Em outras palavras, o PVP foi desenhado para se encaixar na vida de um profissional atuante.


Remoto ou presencial?

Grande parte do trabalho é conduzido de maneira remota, com ajuda de ferramentas digitais de colaboração e de comunicação. As reuniões podem ser remotas ou presenciais e todos os horários são combinados entre as equipes com antecedência. Como todos os projetos são planejados no início do ano, os Voluntários podem se programar para atuarem nos dias que melhor lhe convêm, pois já conhecem os prazos que assumiram.


Qual a disponibilidade necessária?

A expectativa de dedicação dos Voluntários é de 3 a 10 horas por semana.


Em que tipos de projetos posso atuar?

O portfólio de projetos aprovado anualmente inclui diversas iniciativas. Todas elas, direta ou indiretamente estão ligadas à entrega de valor ao associado:

- realização de eventos, happy hours, happy cases e Congressos. O mais expressivo é o Congresso Paranaense de Gestão, Liderança e Projetos, o maior evento de gestão do estado;

- campanhas de divulgação em nossas mídias sociais;

- palestras em instituições e empresas levando assuntos relevantes como carreira, certificação e desenvolvimento;

- disseminação de conhecimento através de escrita de conteúdo na área;

- realização de pesquisas de satisfação e iniciativas de proximidade com voluntários e filiados;

- iniciativas de reconhecimento de membros do Mercado;

- projetos de impacto social, normalmente ligados à educação, com o PMI Educational Foundation.

Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse as nossas Newsletters http://pmipr.org.br/site/news/



Quais os benefícios para o participante?


O Programa não gera nenhuma contrapartida financeira. Isto quer dizer que o valor oferecido ao

participante ocorre de outras formas:


- Desenvolver competências de gestão e novas habilidades;

- Exercitar gestão de projetos fora de sua área de formação;

- Conhecer e trabalhar junto com pessoas selecionadas e competentes, tanto dentro das equipes PMI Paraná como com seus parceiros no Mercado;

- Exposição, visibilidade e reconhecimento perante a Comunidade;

- Obtenção de PDU’s;

- Oportunidade de participação e acesso à diversos eventos do PMI, tanto no Paraná, quanto em nível nacional e internacional.


Caso você venha a participar conosco, perceberá que o retorno recebido é diretamente proporcional ao seu engajamento e atuação.


Quando acontecem as chamadas para participar do PVP do PMI-PR?

As chamadas do Programa de Voluntariado Profissional acontecem uma vez por ano, salvo exceções. Geralmente ocorrem em fevereiro de cada ano. E eventualmente também acontecem em agosto.


Onde as oportunidades do Programa são divulgadas e como fico sabendo?

As vagas para atuar no Programa de Voluntariado Profissional do PMI-PR ficam disponíveis, por tempo limitado, no VRMS (Volunteer Relationship Management System) e são divulgadas nos canais de comunicação do PMI Paraná, conforme links abaixo:


https://vrms.pmi.org/OpportunitySearch/OpportunitySearch

www.pmipr.org.br 

facebook.com/pmipr 

https://www.linkedin.com/company/pmi-parana


Siga-nos e fique informado das oportunidades, eventos e demais atividades do capítulo Paraná.



Por quanto tempo dura o compromisso ao Programa?


Há o compromisso de, no mínimo, um ano. Ao final do seu ciclo, você decidirá junto com seu gestor, se deseja continuar no Programa.


Quero participar, como é o processo?


Caso o candidato não tenha recebido a mensagem automática de submissão da inscrição pelo VRMS, ele deve certificar que realmente apertou o botão “save and apply” do VRMS e verificar se o e-mail de confirmação está na caixa de SPAM ou na Lixeira, e se de fato não encontrar, enviar mensagem para a comunicacao@pmipr.org.br

 

Posso deixar o meu e-mail cadastrado para ser notificado quando a Chamada estiver ativa?

Infelizmente não, pois a sua disponibilidade e o seu interesse podem ser diferentes na época da Chamada. E se você for filiado ao capítulo Paraná certamente receberá um e-mail sobre as vagas abertas no capítulo.  


Já sou voluntário; como eu faço para me manter no Programa?

Você precisará:

- Manter-se a associação ao PMI e ao capítulo Paraná em dia;

- Participar ativamente dos projetos aos quais foi designado.


Dúvidas?

Escreva para comunicacao@pmipr.org.br direcionando a pergunta à DGPV (Diretoria de Gestão de Pessoas e Voluntariado) do PMI-PR.