Certificação PMI-SP®

Certificação PMI-SP®

Schedule Professional

A credencial PMI-SP® atesta que o profissional tem capacidade destacada para desenvolver e manter cronogramas, mais do que um gerente de projetos comum. Além disso, o credenciado PMI-SP® possui um nível básico de competência nas demais áreas que compreendem o gerenciamento de projetos. Empregadores podem confiar nas habilidades e na experiência dos certificados PMI-SP® para contribuir de forma decisiva com o bom desempenho dos projetos.

Requisitos para Certificação PMI-SP®

CRIAR CRONOGRAMA

Ser capazes de criar e manter um cronograma de projeto.

ANÁLISE

Estar aptos a analisar um cronograma de projeto.

COMUNICAÇÃO

Saber comunicar o conteúdo do cronograma para os demais membros do projeto.

Requisitos para Instrução de
Escolaridade Graduação (Formação de quatro anos).

EXPERIÊNCIA CRONOGRAMAS

28 meses de experiência na área específica de gerenciamento de cronogramas realizadas nos últimos 5 anos.

EDUCAÇÃO FORMAL

30 horas de educação formal na área de gerenciamento de cronogramas.

Requisitos para Instrução de
Escolaridade Mínima (Ensino Médio).

EXPERIÊNCIA CRONOGRAMAS

40 meses de experiência na área específica de gerenciamento de cronogramas realizadas nos últimos 5 anos.

EDUCAÇÃO FORMAL

40 horas de educação formal na área de gerenciamento de cronogramas.

Processo de Certificação

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário “online application”, no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início do preenchimento. Após o envio, o PMI® tem 5 dias para avaliar os dados enviados e, na sequência, permitir que o candidato faça o pagamento. Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Nesse caso o candidato deve enviar pelo correio os documentos solicitados em até 90 dias. A etapa seguinte é o agendamento do exame de certificação. O agendamento pode ser realizado até 1 ano depois da aprovação do “online application”. O candidato aprovado no exame obtem a credencial PMI-SP.

O Exame de Certificação.

A prova é composta por 170 questões de múltipla escolha (20 são “pretest” e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de três horas e meia, sem intervalos. As questões da prova tratam dos domínios relacionados ao gerenciamento de cronogramas (Gerenciamento da Missão do Cronograma, Criação do Cronograma, Manutenção do Cronograma, Análise do Cronograma e Comunicação do Cronograma).

R$ 3.158,00 para membros do PMI®
R$ 4.069,00 para não membros

O processo de Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeito às suas atividades relacionadas ao gerenciamento de cronograma. Após obter a credencial PMI-SP sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 30 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s podem ser obtidos de diversas formas:

Cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s)
Educação formal
Auto-estudo
Publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.
Trabalho voluntário
Atividades profissionais

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.