Fernando Gomes de Oliveira

Pioneiro na transformação digital e inovação tecnológica, Fernando Gomes de Oliveira é uma referência em redes 5G/6G e Inteligência Artificial.

CIO da Intellinet Conectividade Inteligente e Chief Growth Officer nos grupos Digilab e RoboYell. Dedicando-se às áreas de redes 5G e 6G, Inteligência Artificial, Cibersegurança e Cidades Inteligentes, Fernando tem sido a força motriz por trás de várias iniciativas inovadoras nos principais ecossistemas de inovação do Brasil.

Ativamente envolvido em comitês da Associação Internacional para Inteligência Artificial (I2AI), coordena o Comitê sobre AIoT & Robotics, reforçando seu compromisso com a inovação constante. Como Investidor-Anjo na Poli Angels, ele não apenas apoia financeiramente, mas também orienta a nova geração de empresas disruptivas que estão redefinindo as indústrias tradicionais. Sua destacada atuação como Conselheiro da Organização Latino-Americana de Cooperação para Cidades Inteligentes (OLA-CCI) e, principalmente, como líder do Grupo de Trabalho sobre 5G da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), evidencia sua influência e dedicação em impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no cenário nacional. Este grupo tornou-se referência no estado de Santa Catarina pelo apoio à adoção da lei de antenas pelos municípios e pelo fomento ao desenvolvimento de aplicações e soluções voltadas ao 5G.

Recentemente, Fernando iniciou o estudo das tecnologias quânticas, com um foco especial em cibersegurança. Ele tem participado ativamente de grupos de discussão e da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação Quântica – ABNT/CE-021:003.514. Esta comissão espelho está encarregada pelo acompanhamento dos trabalhos do ISO/IEC JTC 1/WG 14 Quantum Information Technology, sendo uma participante ativa nas discussões técnicas internacionais e responsável pelo envio das contribuições brasileiras aos projetos em andamento.

Além de suas contribuições profissionais, Fernando é um orador apaixonado sobre o mundo digital, inovação, tecnologias ruptivas, pessoas, Web3, Blockchain, mídia e entretenimento, Inteligência Artificial, 5G/6G, IoT e Cidades Inteligentes.

Com uma visão sempre voltada para o futuro, Fernando busca incessantemente soluções que tornem nosso mundo mais eficiente, sustentável e conectado.